Medieval
2- Diretor Peter Flinth
3- Ano de Lançamento 2007
4- Assunto Cruzadas.
5- Delimitação Temporal Entre os anos 1150 e os anos que antecederam a Terceira Cruzada.
6- De que trata De dois jovens apaixonados que são separados, sendo a mulher destinada a ficar 20 anos em um convento e o homem mandado para as Cruzadas em Jerusalém.
7- Cena ilustrativo da questão anterior Por volta dos 40min de filme, Arn é mandado ao mosteiro e Cecilia ao convento por 20 anos cada um, como penitencia por terem cedido aos prazeres carnais, sendo Arn acusado de ter deflorado a irmã de Cecilia também. No entanto, Arn é redirecionado a Terra Santa, onde se torna um Cavaleiro Templário e participa das Cruzadas.
8- Cena favorita, com justificativa Minha cena favorita é a luta de Arn com um membro do clã rival eu havia ofendido seu pai. Arn luta no lugar de seu pai e demonstra piedade com seu inimigo, não o matando quando o derrota e nem quando o mesmo o ataca pelas costas. Ao contrário do que muitos fariam e do que a multidão pedia, Arn poupa a vida de seu inimigo, mostrando assim o diferencial que possui entre os demais. Essa cena me marcou por
mostrar um homem que não gosta de mortes e nem de guerras, sendo que a época em que viva haviam muitas guerras, sejam as chamadas ‘santas’ ou não.
9- Impressões de leitura O filme em si é muito bom, no entanto eu esperava mais dele. A parte gráfica é ótima, mas parece pecar no enredo. Parece tão centrado na vida e tragédia dos dois personagens principais, que não comenta tanto sobre o contexto histórico. Mas é bem interessante e o bom que apesar do final do filme mostrar algo bom, que seria a Suécia unificada, não cai no clichê dos mocinhos terem uma vida longa e feliz, visto que o principal personagem morre devido um ferimento de batalha.
10- Por que recomendar/não recomendar este filme? Eu recomendo por ser um