O novo complexo urbano
Entre o século XVI e o século XVIII ,tomou Forma na Europa um novo complexo de traços culturais foram radicalmente alterados . O novo padrão de existência brotava de uma nova economia ,a do capitalismo mercantilista de uma nova estrutura política; num estado estado nacional ; de uma nova forma ideológica.
No século XVII, o foco súbitamente tornou-se mais nítido.Naquele ponto, a ordem medieval começou a se desfazer ,graças a simples corrupção interior; e desde então a religião o comercio e a política seguiram seus caminhos separados.
A fim de compreender a cidade pós-medieval ,é necessário que nos guardemos contra a interpretação ainda em moda da Renascença , como um movimento no sentido da liberdade e do restabelecimento da dignidade do homem. A verdadeira renascença da cultura europeia começou no século XVII.
Na desorganização social que se seguiu , o poder foi ter as mãos daquelas que controlavam os exércitos , com a ascenção do dos despotismos militares , veio a supressão da liberadde acadêmica nas universidades .
A transformação das universidades medievais, de associações internacionais de estudiosos em organizações nacionalistas servis perante os novos déspotas .
E a mesma tendências surgiram na igreja com o recrusdecimento generalizado da supertição .
Da universidade medieval a uniformidade barroca : do localismo medieval ao centralismo barroco ; do absolutismo de DEUS e da Santa Igreja católica ao absolutismo do soberano temporal do Estado nacional.
A descoberta de Platão e de Vitrúvio , o culto das Cinco Ordens , na arquitetura , o deleite sensual por ornamentos antigos e por estatuas recentemente desenterradas.
A obra de Maquiavel o Principe , proporciona mais que uma pista , tanto para a política quanto para o plano da nova cidade.
Até bem metade do século XIX , novos bairros urbanos estavam sendo planejados para a classe media , com difusa elegância , segundo o aristocrático modelo barroco.
A Ideologia do Poder
A