Estudos sociais e ambientais ii
Cidade de Jundiaí
1 - Urbanismo e meio ambiente
Professora: Fernanda Figueiredo D’Agostini
Amanda Bonelli Berni – RA 3713653442 2NA
Izabela Ravagnani Rodrigues – 3730712391
Resumo
O artigo examina o município de Jundiaí, buscando retratar índices de distribuição de vias, fragmentação de lotes, as áreas de reservas e como são cuidadas .
O objetivo principal foi investigar a fundo desde padrão habitacional, assim como seus impactos sociais, urbanísticos e ambientais.
A opção pelos conceitos de urbanização difusa e espaço periurbano advém, sobretudo, do contexto regional em que o Município de Jundiaí está localizado. A figura 01 revela que um aspecto importante é sua localização próxima à Região Metropolitana de São Paulo, bem como o acesso privilegiado às principais vias de circulação: Via Anhanguera – construída em 1940 – e a Rodovia dos Bandeirantes – construída em 1978 –. Além disso, observa-se que o Município de Jundiaí está localizado nas proximidades de dois importantes centros urbanos e consumidores: Região Metropolitana de São Paulo e de Campinas.
Parte-se da premissa de que o atual processo de urbanização tem conformado uma realidade territorial mais complexa, pressupondo que a realidade na qual o Município de Jundiaí está localizado – contexto regional altamente urbanizado e industrializado – encontra-se muito próximaaos processos ocorridos no âmbito da urbanização difusa ou reticular tomada como referência por Dematteis (1998) e difundido por Sposito (2004) em pesquisa realizada sobre os centros urbanos paulistas.
[pic]
Entende-se que a urbanização difusa ou reticular possui algumas características, a saber: primeiro, é marcada especialmente pela dispersão das manchas urbanas, não chegando a se
homogeneizar