Diversos
Publicado em 27/06/2012
De acordo com uma pesquisa realizada pela Project Management Institute Brasil (PMI), 76% das empresas brasileiras têm problemas de comunicação, tendo como consequência o fracasso de muitos projetos.
A comunicação interna é um dos pontos mais críticos de uma gestão. A principal ferramenta do líder, a linguagem verbal, nunca está sozinha. Ao se expressar, uma pessoa chama atenção também por outras características: 55% pela linguagem não verbal (gestos, expressões faciais, olhar), 38% pelo tom de voz e 7% pelo conteúdo do discurso.
Os brasileiros, em sua maioria, são emocionais, valorizam o contato pessoal e adoram bater papo. Entretanto, você deve conhecer outras pessoas que preferem menos papo e mais trabalho. Já parou para pensar qual é o seu perfil? Beth Martins, psicóloga, coach, consultora em RH e palestrante, elenca quatro tipos básicos: * O executor: focado em resultados, fala rápido, vai direto ao assunto e não tem paciência para detalhes. São líderes muito acelerados e exigentes, que pedem que você seja o mais objetivo possível. Quando se deparam com pessoas que explicam tudo em detalhes, começam a bater o pé, perdem a paciência e interrompem a fala dos outros. Por isso, geralmente, passam por grosseiros. * O perfeccionista: oposto do executor, apresenta fala lenta, prende-se aos detalhes, gosta de explicar tudo que ocorreu em certa situação desde o início até o fim. Muitos se dão bem nas áreas de TI, de engenharia, de processos e qualidade. É preciso ter bastante paciência para ouvi-los, e eles ficarão bem satisfeitos. No trabalho, o bom é aprender a controlar a ansiedade e exercer a paciência, pois nem todo mundo está disposto a ouvi-los. O perfeccionista não suporta o executor e vice-versa, a comunicação entre eles é sempre complicada. * O comunicador: esse líder é focado unicamente em relacionamento, e não em resultados. É carente, gosta de falar, mesmo que não tenha conteúdo para