O mito da caverna e Matrix filme
No mito de Platão é falado sobre homens que estão acorrentados ao fundo da caverna, é só viam o que era projetado pela sombra da fogueira. Como não tinham conhecimento de outra forma de mundo, acreditavam que aquilo era realidade. Até o dia em que um deles consegue se desprender e vê que a realidade é bem diferente do que era projetado a eles.
No filme a caverna é representada pela realidade virtual, o mundo Matrix que é controlado por robôs. O despertar é quando o personagem Neo, sai desse mundo e passa a ter que encarar a realidade (a saída de Neo, representa o mundo inteligível, o mundo das ideias) sendo um grande choque para ele. É então guiado por Morpheus a aprender a controlar sua mente. Como até é mostrado em uma cena do filme em que Neo, está com o oráculo ele diz “conhece-te a ti mesmo”, ou seja, ele deve acreditar em seu potencial para conseguir ler o código e agir sobre o programa e modifica-lo. Tanto Neo quanto o homem que sai da caverna, são capazes de compreender as coisas, e vão à busca da verdade.
O mais curioso do filme é quando Neo se pergunta se tudo isso é real, e Morpheus o indaga, “O que é real para você?”. Estamos presos em um mundo em que acreditamos em quase tudo nos que é falado e mostrado, e tanto filme quanto o mito, mostra que devemos duvidar de si mesmo, para termos noção da verdadeira realidade das coisas.