MITO DA CAVERNA X MATRIX - O FILME
O Mito da Caverna, nos mostra que desde o nascimento, geração após geração, nós, seres humanos, vivemos em “ CAVERNAS”, acorrentados, forçados a olhar somente em um sentido e sem jamais termos visto a luz do sol, que somos prisioneiros da nossa própria mente, da nossa incapacidade e inércia, pois não queremos mudar e enxergar o mundo da maneira como é, diferenciando o que é real do fictício, da mesma maneira isto ocorre em Matrix – o Filme.
Quando um prisioneiro, apenas um, quebra essa corrente, foge da caverna, enxerga o mundo real e percebe que vivemos na sombra e da sombra, ele vê que alguma coisa está errada e que pode e deve ser mudado. Apesar de estar momentaneamente cego pela luminosidade aparente, a curiosidade faz com que busque conhecimento e sabedoria para voltar à caverna e ajudar aos outras a escapar e conhecer a luz e a verdade, distinguir o bem do mal, o certo do errado.
O filme Matrix, nos mostra uma sociedade aprisionada entre o mundo real e o irreal (fictício), buscando mudanças, buscando se libertar da escravidão, da escuridão , assim como no Mito da Caverna. Da mesma forma que no Mito da Caverna, um prisioneiro foge, descobre a luz, fica cego momentaneamente e depois descobre a verdade. O Mito e Matrix, são historias metafóricas que tentam mostrar como somos coagidos, forçados a fazer determinadas coisas e como podemos sair da total ignorância, buscando a realidade através do conhecimento, da sabedoria, da verdade representado pela luz, onde podemos criar um modelo individualizado de mundo sem seguir os modelos padronizados dos sistemas sociais.
Transferindo a síntese do Mito da Caverna e Matrix para a nossa realidade, para os dias atuais, podemos dizer que somos influenciados e manipulados em nossas decisões diárias por um sistema coeso e forte.Um exemplo simples: quando assistimos na TV à um jornal, novelas, propagandas, programas diversos, etc., na verdade nossa atenção estas