Matrix
Pode-se, após assistir atentamente o filme deparar-se com uma relação entre o mito da Caverna e tal. O Mito criado pelo filosofo Platão caracteriza a amplificação de como é possível se tornar conhecedor da verdade absoluta, através da luz, livrando-se da escuridão que é a ignorância. O mito trata de um grupo de prisioneiros que vivem dentro de uma caverna, aprisionados de costas para o único buraco que permite a entrada de uma fresta de luz, por essa fresta as coisas que passavam projetavam sombras que os olhos dos acorrentados, sendo tudo que eles viam. Então, um prisioneiro foi capaz de escapar e ver o mundo por seus olhos, percebendo que as imagens projetadas eram apenas contornos borrados de algo concreto que existia pelo caminho da luz, que as sombras e formas vistas não eram a verdade.
No âmbito do filme, Matrix é um programa de computador que armazena a mente dos personagens e tem a capacidade de simular a realidade humana, criando um mundo simulado, onde os seres humanos vivem em harmonia e aparentemente em paz com nada relevantemente errado. Porém a realidade vivida por todos não passava mesmo de uma simulação, a mesmo era um mundo acabado, dominado por máquinas que viviam sugando a energia que provia dos seres humanos. Então, Neo, curioso e através da “luz”, que deve-se entender como conhecimento e saber, chega a verdade, vendo por detrás das sombras, vendo a forma real das coisas.
A relação entre o Mito e Matrix se da por essa semelhança, onde só é possível chegar na verdade de um mundo simulacro e pseudo verdadeiro através da luz, ou da pílula, e do conhecimento, que é o que acontece com o prisioneiro que foge e Neo que é resgatado por Morpheus.
2. A relação entre “Matrix” e a Teoria Marxista.
O filme Matrix é na verdade, em seu todo, uma obra que tenta deixar explicito e resgatar o ser humano de sua alienação, mesmo que se uma forma sutil e utilizando de simbologia, magia,