Matrix
Prof. Sérgio Murilo
Filosofia – PUC Minas
1) Matrix é apenas um filme?
2) O que é Matrix?
3) O que é a alegoria da caverna de Platão?
4) A relação entre Matrix e a alegoria da caverna.
5) A atualidade de Platão: o processo de libertação e a questão da verdade.
Matrix foi um filme feito pelos irmãos Wachowski no ano de 1999 e foi um enorme sucesso. Não só por causa de suas revolucionárias cenas de ação, mas também por ter conseguido tocar em temas profundos e preciosos para um grande número de pessoas. Estes “temas” estão presentes em mitos e em vários textos filosóficos. Mas isto faz do filme Matrix uma “obra filosófica”? Creio que não. Trata-se apenas de um filme comercial, que visa o lucro e foi muito bem feito. Não estou falando mal do filme, aliás gosto muito dele, só não devemos exagerar a sua importância. Qual é a grande virtude do filme, então? A grande virtude do filme é ser muito provocativo. Ele lança “pistas” em várias direções, faz diversas citações e com isso provoca a reflexão. E isto é muito bom. Penso mesmo, que a maior provocação é ele ser uma ficção científica. Pensamos que se trata de uma situação futura impossível de acontecer. Afinal de contas, como é possível que alguém esteja “dormindo” e sonhando que está vivendo uma vida normal? No entanto, Matrix fala do nosso tempo, da nossa atualidade, da maneira como estamos dominados pelas máquinas e de certa forma “dormindo”.
Assim, vou utilizar o filme como uma ilustração de uma teoria filosófica. Esta é a minha pretensão. Mostrar que o filme pode ilustrar muito bem a alegoria da caverna do filósofo grego do século IV a.C. Platão. A minha interpretação não invalida outras interpretações relacionando o filme a outras teorias filosóficas.
Mas qual foi a intenção verdadeira dos irmãos Wachowski ao fazer o filme? Será que eles leram Platão? Será que eles realmente quiseram falar da alegoria da caverna? Ora, estas questões não interessam. Se eles leram ou não Platão não altera em nada a