PI Projeto Olho Vivo
Gestão de Segurança Privada
PARCERIA PÚBLICA PRIVADA
Projeto Olho vivo
Esdras Joviano
Frederico Augusto
Gustavo Rodrigues
Nelciele dos Santos
Wallace ArmanelliBELO HORIZONTE
2014
Esdras Joviano
Frederico Augusto
Gustavo Rodrigues
Nelciele dos Santos
Wallace ArmanelliPARCERIA PÚBLICA PRIVADA:
Projeto Olho vivo
Projeto Interdisciplinar apresentado às disciplinas do 1° TSP-1N semestre do Curso de Gestão de Segurança Privada da Faculdade Novos Horizontes, como requisito parcial para aprovação nas disciplinas.
Orientador: Adenilton Oliveira Souza
BELO HORIZONTE
2014
RESUMO
Este modelo preventivo de atuação, que consiste na instalação de 72 câmeras de vídeo, em pontos estratégicos das vias de grande incidência criminal na região central de Belo Horizonte. As câmeras funcionam 24 horas por dia e as imagens são monitoradas todo o tempo pela Polícia Militar. Suas ações são focadas na sociedade, área econômica e na segurança social. O projeto tem como traçar metas de diminuição de tráficos, furtos e roubos a comerciantes e cidadãos, homicídios, crimes de trânsito entre outros.
Este método foi utilizado após uns altos índices de marginalidades em pontos nobres das cidades, que acarretou a diminuição do movimento da população nesses lugares e obrigou os compradores e comerciantes a procurar segurança em shoppings.
Após esta análise a CDL (câmera de dirigentes lojistas) junto aos comerciantes decidiram adotar este método como uma forma para atrair novamente a população para estes pontos. Observando que após, o índice de criminalidade diminuiu, foram implantados de ante o restante dos pontos em que havia alto índice de crimes e movimentos de pessoas.
Sumário
1 Introdução................................................................................................. 5 1 Objetivo Principal ....................................................................................... 5 1.2 Objetivos Específicos