O jogo do contrário em avaliação jussara hoffmann
Resumo - O presente artigo problematiza os resultados de uma pesquisa de mestrado na qual foram entrevistadas professoras de artes que lecionam o conteúdo música no contexto educacional do sudoeste do Paraná. O estudo centra-se na área da Educação Musical versando a lei 11.769/08 que reza a inserção da Música na educação básica como conteúdo obrigatório. A coleta de dados da pesquisa foi realizada no ano de 2009. Os objetivos propostos para o desenvolvimento desta pesquisa dizem respeito a transitar pelas narrativas das docentes, relativas à identidade das mesmas enquanto professoras da disciplina Arte. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados a partir de entrevistas de História Oral Temática. As participantes da pesquisa foram sete professoras de escolas estaduais do núcleo regional de Pato Branco no estado do Paraná. Na análise de dados, problematiza-se a formação e atuação dos professores, as visões sobre as diversas linguagens artísticas e a possível abordagem dos conteúdos de Música pelo professor/a com formação em Artes Visuais. Ambiciona-se que as professoras entrevistadas e os leitores deste artigo, por empatia, possam olhar para a atuação profissional com uma nova perspectiva que auxilie a “ser um professor/a” mais crítico e consciente das possibilidades que a Arte traz. Desta forma, almeja-se contribuir para o estudo de narrativas de professores/as, dos problemas específicos da disciplina Arte na escola básica e dos encaminhamentos da implementação da lei 11.769/08.
Palavras Chave: Narrativas; Identidade profissional; Professores de Escola Básica; Disciplina Arte; Lei 11.769/08; Educação Musical.
ABSTRACT: This article discusses the results of a master research in which were interviewed art teachers who teach music in the educational context of southwest Paraná. It centers in the area of