Ang Lica
2. Aprendizagem, autoria e avaliação As novas tendências pedagógicas abordam sobre a importância do professor deixar de “dar aula” e assumir o papel do mediador, permitindo que o aluno seja o autor de seu conhecimento, onde este, em contato com os iguais, aprende e ensina. Desta forma, o conteúdo assume diferentes linguagens e abordagens, alcançando diferentes formas de aprender, possibilitando que as compreensões sejam mais amplas. O grande desafio é alcançar a aprendizagem pretendida, sendo o aluno o grande pesquisador. E como avaliar este aprendizado? Como mediar este processo com alunos em diferentes níveis de compreensão?
3. A aprendizagem é a principal razão de existir da escola, toda sua estrutura como funcionários, secretarias e recursos têm em seu objetivo o aprender. Para isso, várias pedagogias foram adotas para possibilitar este processo, Becker (2001) classificou-as em três tipos:
Diretiva: o professor é quem transmite o conhecimento, ele é o centro da aprendizagem;
Não-diretiva: o aluno é quem deve buscar aprender e uma participação direta do professor pode prejudicar este processo, o aluno é o centro da aprendizagem;
Relacional: através de desafios criados pelo professor os alunos se relacionam e desenvolvem meios para as soluções, a relação entre o professor e aluno é o centro da aprendizagem.
As novas tendências pedagógicas consideram a pedagogia relacional como a mais eficiente, nela o professor torna-se mediador do conhecimento, exigindo que o aluno busque seu próprio saber e permite que o aluno aprenda com outro aluno.
O melhor método de aprendizagem é o que o aluno aprende, mas o professor deve ter a consciência da sua forma de ensinar permitindo que o sua pedagogia seja compreendida pelo aluno.
Aprendizagem, autoria e avaliação
4. Aprendizagem, autoria e avaliação
Algumas vantagens da pedagogia relacional
Ambiente rico em aprendizagem, pois todos os participantes, professor e aluno, são