Trabalho Metodologia
xx
2014
ESTUDO DE NOVOS MATERIAIS NO RAMO DA ENGENHARIA CIVIL: o que a engenharia química pode contribuir para o isolamento térmico e acústico?
xx
xx
2014
1. INTRODUÇÃO
O efeito incômodo e nocivo do ruído, sendo ruído todo tipo de som desagradável, pode causar danos ao ser humano, como a perca da audição quando há exposição continua a altos níveis sonoros, aumento da pressão arterial, aumento nos batimentos cardíacos, entro outros.
O ruído não só dificulta a comunicação verbal, mas também influencia no comportamento fisiológico e emocional das pessoas expostas a ele. Para reduzir os efeitos negativos causados a saúde pelos ruídos, é que vem crescendo a busca por isolamento acústico, seja para ser aplicado em residências ou em indústrias, buscando garantir o bem estar das pessoas.
Para isso, é necessário o uso de sistemas e materiais destinados a isolação acústica, que minimizem a propagação desses ruídos, caso do uso adequado do polietileno, por exemplo, que será exposto a seguir juntamente com o isolamento térmico que traz mais conforto para as pessoas. Como usar de forma mais eficiente o polietileno para o isolamento térmico e acústico?
1.1 Tema e problema de pesquisa
Tema: Utilização de produtos compostos de polietileno expandido e de alta densidade para o isolamento térmico e acústico.
Problema: Como usar de forma mais eficiente o polietileno para o isolamento térmico e acústico?
1.2 Objetivos
Geral:
Definir o melhor material para compor produtos que serão utilizados na construção civil para isolamentos térmico e acústico.
Específicos:
Fazer um estudo aprofundado sobre as características químicas e físicas dos polímeros, em especial daqueles derivados do etileno.
Analisar as características e a qualidade dos materiais que