Rerm Novarum Fhtm01

829 palavras 4 páginas
Departamento de Serviço Social
Disciplina: Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social- FHTM01
Turma: 2/2014 Diurno
Professora: Karen Santana de Almeida Vieira
Data: 03/09/2014
Aluna: Thainã da Silva Junqueira Matricula: 14/0032096

Relatório: Rerum Novarum

Relatório com base na Encíclica- Rerum Novarum (Papa Leão XIII), Questão Social e Serviço Social no Brasil (Ivone Maria Ferreira da Silva) e no filme Daens- Um grito de justiça.

O fato de que a pobreza sempre marcou a história da humanidade não é novidade para ninguém. Mas com o capitalismo essa situação se agravou, chegando ao seu nível extremo. Nesse sistema as pessoas não eram detentoras de suas ferramentas de trabalho, existia a propriedade privada. O trabalhador como não tinha suas ferramentas de trabalho se viu obrigado a vender a única coisa que lhe restava: sua força de trabalho. Como já sabemos, ouve um inchaço nos centros urbanos por causa das indústrias, causando assim uma enorme procura por trabalho. É nesse sentido que a mão de obra fica extremamente barata, pois há muita gente disponível. Não teria cenário melhor para a exploração dos trabalhadores: com muita gente disponível o capitalista não teria receio em explorar o operário, pois se ele não quisesse mais ser explorado haveria um exercito enorme de reserva. Consequência disso foi uma enorme pauperização na sociedade capitalista.
Vários problemas vão aparecendo por causa dessa pobreza. Primeiramente, a classe possuidora do capital não tinha muito interesse em dar atenção a esses problemas. Com o passar do tempo à elite também começa a sofrer com essa situação: os operários tomam consciência de que algo precisa mudar e é assim que eles começam a fazer greves e a reivindicar os seus direitos. É nesse quadro que surge a expressão de “males sociais”, que era entendida como problema moral e cristã. Posteriormente há uma reformulação desses “males sociais” para “questão social” que era

Relacionados