Dificuldades de aprendizagem
Jussara Maria Lerch Hoffmann nasceu em Bagé, Rio Grande do Sul. Foi professora primária e professora de português no ensino médio, e coordenadora pedagógica do colégio Bom Conselho e de escola pública de Porto Alegre. Com formação em letras pela UFRGS, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde cursou o Mestrado em Educação/Avaliação na UFRJ. A autora tem hoje doze livros publicados sobre o tema além de inúmeros artigos em revistas. Entre suas obras está o livro “Avaliar para promover: as setas do caminho” escrito em 2001. Avaliação mito e desafio: uma perspectiva construtivista, Avaliação mediadora uma prática em construção da pré-escola à universidade e o “Jogo do contrario em avaliação” escrito em 2005 que é o tema dessa resenha.
O texto a ser resenhado, vem falar claramente sobre quantidade e qualidade em avaliação. Destacando processos de ensino e aprendizagem do aluno dentro do contexto de construção de conhecimentos. Abrange a avaliação mediadora no qual o resultado são alunos com riqueza de informações. Fala sobre a sensibilidade, razão e conhecimento e dentro deles abrange diversos critérios importantes dentro da aprendizagem.
Para uma maior compreensão sobre o texto ele foi lido e relido. Logo no inicio houve um pouco de dificuldade quanto à compreensão do mesmo, á medida que me envolvi mais e mais com a leitura, houve a possibilidade de um entendimento mais claro sobre o tema abordado.
O texto em si é uma analise das múltiplas dimensões da avaliação partindo analise do sistema de atribuição de notas. A autora afirma o quanto o sistema de notas aritméticas pode prejudicar e até mesmo adiar a resolução de muitos problemas educacionais do aluno, uma vez que neste sistema arbitrário o aluno não tem como analisar ou dialogar sobre a qualidade e a significância da correção feita pelo professor.
A quantificação utilizada na avaliação considera somente os aspectos do