Formação humana
9
FORMAÇÃO HUMANA É QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
Paulo Pozzebon - IFAN
Muitas pessoas pensam que a única finalidade da educação superior é promover a formação profissional.
Pede-se às universidades que transformem seus alunos em profissionais competentes e capazes de ganhar dinheiro. Entende-se em geral que isto requer disciplinas científicas básicas e aplicadas, isto é, formação técnica, apenas.
1. Expectativas equivocadas
competência técnica, o uso de habilidades relacionais.
Todas elas demandam compreensão do ser humano
É compreensível que muitos alunos e seus pais e da sociedade. Dez entre dez organizações preferem pensem assim. Nossa sociedade ainda sofre de um contar com profissionais éticos. O voluntariado e a velho e arraigado preconceito escravocrata, que ação solidária, vistos como formas de articulação do considera o trabalho uma espécie de degradação e indivíduo com sua comunidade, são cada vez mais de castigo. Hoje, no contexto da sociedade de valorizados. Mesmo os consumidores vêm dando consumo, o trabalho é visto como sofrimento inevitável preferência a empresas que desenvolvem programas para obter dinheiro, de que se necessita para comprar educacionais e de defesa do meio ambiente. Aos prazer, lazer e posição social. Pensando desta forma poucos o próprio mercado vai descobrindo que estreita, tudo o que importa é obter na universidade, formação humana é qualificação da maneira mais rápida possível, uma profissional. profissão rendosa.
O
mais importante, Professores conscienciosos têm
As dimensões ética, entretanto, ainda está por ser dito. a árdua tarefa de redimensionar estas espiritual e relacional são
A formação do estudante enquanto expectativas. pessoa humana é determinante para parte indispensável à sua felicidade e realização futura.
Para
2. Para quê formação humana? formação de profissionais
Estas se apóiam em um projeto de competentes e de