formação humana integral
CADERNO 1 – ENSINO MÉDIO E FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL
Alvitrar a reflexão dos desafios que permanecem no ensino médio no Brasil, foi a proposta do caderno I. Outro fator mencionado é a falta de identidade do ensino médio, que não está bem definida se a principal função dessa modalidade é preparar os estudantes para o ingresso nas universidades ou para o mercado de trabalho.
O PNEM é um passo importante para a valorização dos educadores e para um maior envolvimento do governo, da comunidade e de todos os profissionais da educação, oferecendo aos alunos uma experiência educacional que dialoga com a realidade em que estes estão inseridos e proporcionando a construção da cidadania.
O homem é um ser biológico, psicológico, sócio-cultural que possui necessidades materiais relacionais e transcendentais.
Dentro deste sentido amplo e complexo, o homem deve ser atendido em toda a sua dimensão e deve dispor dos recursos que satisfaçam a sua necessidade, para que analise, compreenda e intervenha na realidade.
É fundamental que se garanta uma formação integral voltada para a capacidade e potencialidade humanas. A formação integral deve ser entendida como saber essencial, isto é, aquela que proporciona o saber sentir, o saber inovar, o saber ser crítico, o saber ser ético. A educação é um processo voltado para o desenvolvimento humano integral, envolvendo a formação de qualidades humanas num determinado contexto de relações sociais. É um instrumento gerador de transformações sucessivas tanto no sentido histórico quanto no de desenvolvimento da personalidade. É a base para a aquisição da autonomia, fonte de visão prospectiva, e fator de progresso econômico, político e social. É o elemento de integração social, e conquista do sentimento de cidadania.
Nessa concepção de educação, a finalidade é formar cidadãos capazes de analisar, compreender e intervir na realidade, visando o bem-estar do homem, no plano pessoal e coletivo. Esse processo