A QUALIDADE DA FORMAÇÃO DOCENTE
História
alex sandro costa de souza
A QUALIDADE DA FORMAÇÃO DOCENTE
São Mateus,ES
2013
alex sandro costa de souza
A QUALIDADE DA FORMAÇÃO DOCENTE
Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Nome da Disciplina].
Prof.
São Mateus. ES
2013
A QUALIDADE DA FORMAÇÃO DOCENTE
O cenário educacional brasileiro atual traz como desafio aos educadores de todos os níveis escolares as propostas para uma educação inclusiva.
Um dos aspectos mais evidenciado como possível obstáculo para inclusão efetiva de crianças com deficiência na rede regular de ensino é a falta de preparo dos professores e, especificamente, a falta de uma formação fundamentada na educação inclusiva.
Se a inclusão escolar traz a um novo paradigma de educação, é imprescindível que a formação dos professores também seja direcionada nessa perspectiva. Como o professor pode ter uma prática inclusiva, se na sua formação profissional não teve contato e não foi sensibilizado a respeito dessa nova maneira de pensar a diferença?
Assim, fica evidente que sem mudança de postura, que deve ser possibilitada desde a formação inicial, não há como realizar a inclusão de maneira significativa.
Um dos desafios que o professor tem enfrentado com relação à prática inclusiva, é o que se propõe uma formação docente que dê conta da diferença ou da diversidade, o que implica em deixar algumas fórmulas antigas para trás, pois as mesmas não correspondem a gama de diferentes situações que ocorrem na sala de aula.
No Brasil, o que tem sido feito para o rompimento de práticas pedagógicas de igualdade em favor de práticas pedagógicas da diversidade é, a orientação de suas políticas públicas para a educação de pessoas com necessidades educativas especiais. O professor