o individuo trabalha como foi socializado
È importante para o administrador, compreender os fenômenos sociais: entre eles: Competição, conflito, acomodação e muitos outros, pois eles são contribuintes da produtividade e das mudanças organizacionais ocorridas internamente e externamente. Os objetivos que impulsionam os indivíduos a participarem das organizações recebem influência da família e da sociedade onde nasceram e se desenvolveram.
A sociedade onde o individuo é criado, é um grande influenciador dos objetivos que cada individuo busca na organização, sendo assim um trabalhador que sempre viveu na zona rural, irá traçar com seu objetivo principal apenas na renda adquirida devido ao trabalho, sem preocupar-se em qualificação profissional diferente de um individuo criado em outro local, exemplo disso são os japoneses que recebem influencia, de traçar seus objetivos diferentemente. Sendo assim a influência que recebe na sociedade caracteriza o objetivo que o mesmo irá buscar na organização.
Assim, dependendo da cultura vigente na sociedade, e interiorizada durante toda uma vida por meio da socialização. O individuo aceita: engrossar as fileiras da mão de obra mal paga por não ser qualificado; tornar-se um artífice em busca da perfeição; ou ser um administrador objetivando prestigio e realização (Bernardes, Marcondes, 2003 p 31 ).
O modo como cada individuo é criado, irá mostrar como o mesmo irá ser em sua vida profissional, sendo assim uma pessoa que recebe orientação de seus pais para serem “conformados” sem procurar alavancar tende a estagnar-se profissionalmente, já alguém que foi incentivado a traçar objetivos e correr atrás dos mesmos tende a ter grandes chances de avançar seu lado profissional e qualificar-se. Outro grande agente influenciador pode ser a religião que é praticada pelo individuo, pois a mesma exerce grande influência em seu modo de pensar e agir. Max Weber afirmou que o crescimento econômico de alguns países protestantes da Europa e