SISTEMAS TÉRMICOS E CO-GERAÇÃO
1. Introdução 2
1.1 Equações 3
2. Desenvolvimento 4
2.1. Entrada da Turbina de Alta (Ponto 3) 4
2.2. Saída da Turbina de Alta (Ponto 4) 5
2.3. Entrada da Turbina de Baixa (Ponto 3’) 7
2.4. Saída da Turbina de Baixa (Ponto 4’) 7
2.5. Saída do Condensador e Entrada da Bomba 1 (Ponto 1) 9
2.6. Entrada da Bomba 2 (Ponto 2) 10
2.7. Entrada da Caldeira e Saída da Bomba 2 (Ponto 2’) 11
2.8. Quantidade de Combustível (Carvão) 12
1. Introdução
Este trabalho consiste em aprimorar nossos conhecimentos no ciclo de Rankine com reaquecimento conforme a Fig. 01, com reaquecimento somente de 70% de vazão mássica de vapor que passará pela turbina de alta, o restante voltará para o tanque de mistura. Fig 01- Diagrama do Ciclo de Rankine com Reaquecimento
Para cada etapa do ciclo (turbina, bomba, condensador e caldeira), será especificada a pressão, temperatura, entalpia e entropia, sendo que para determinar estes valores, serão utilizados métodos de cálculos, o programa COMPUTER-AIDED TERMODYNAMIC TABLES 2 versão 1.0a (CAT) e dados do livro termodinâmica (Yunus A. Cengel) e Fundamentos de Termodinâmica (Sonntag).
O mesmos métodos utilizadas acima, serão adotados para especificar os dados de saída de cada estágio do ciclo, porém além determinar a pressão, temperatura, entalpia e entropia, será determinado o salto entálpico, a correção da entalpia de saída e o trabalho.
Existem quatro processos num ciclo Rankine, cada um alterando as propriedades do fluido de trabalho. Estas propriedades são identificadas pelos números no diagrama acima.
• Processo 1-2: Primeiro, o fluído é bombeado (idealmente num forma isoentropica de uma pressão baixa para uma pressão alta utilizando-se uma bomba. O bombeamento requer algum tipo de energia para se realizar.
• Processo 2-3: O fluído pressurizado entra numa caldeira, onde é aquecido a pressão constante até se tornar vapor superaquecido. Fontes comuns de calor incluem carvão, gás natural e energia