Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação
Análise do filme: Pro dia nascer feliz
A Visão de Marx
O filme mostra o cotidiano de alguns estudantes, separados pela localização demográfica e pela condição financeira.
Divisão de Classes
Para Marx não é possível falar de educação sem referir-se à realidade socioeconômica e à luta de classes. Observamos claramente as desigualdades a que Marx referia-se: diferenças entre aqueles que dominam e os dominados.
As escolas públicas que são maioria em nosso país, são esquecidas pelos governantes, não possuem recursos, o mobiliário escolar é velho, instalações elétricas destruídas, banheiros sujos, falta de material escolar, como foi mostrado na Escola Estadual Cel. Souza Neto em Manari, Pernambuco, uma situação deprimente, a criminalidade, a violência, muito próximas aos alunos, professores desqualificados e muita das vezes preconceituosos como foi com aquela estudante chamada Valéria de Pernambuco, que gosta de poesias, ela chegou a dizer que lá na maioria das vezes não tem nem chance de sonhar, porque os professores não consideram as poesias que ela faz, por acharem que não é de sua autoria, como se a menina não fosse capaz de escrever algo tão bonito, como se fosse regra que aqueles que saírem dessas escolas serão alienados, encontrarão empregos com remunerações inferiores e jamais terão ascensão em suas vidas. Como pensar que temos tantas capacidades tecnológicas e tantas pessoas excluídas? . A preocupação de Marx era romper com a alienação e se educa para mudança para que se saiba que um processo de mudança social exige a mudança na estrutura social.
Por outro lado temos as escolas privadas dotadas de vários recursos para que seus alunos se desenvolvam melhor, oferecem aulas de reforço, línguas estrangeiras desde cedo, professores qualificados, o modo de ensino, salas informatizadas, conteúdo para que se possa formar futuros médicos, engenheiros, advogados, etc. é uma educação para