Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação
Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação
Nomes: Alex Luiz Ferreira Melo Silva
Bárbara Lima Alchorne
Kelly Cristina Lima Soares
Sidney Santos Oliveira
Thainara Pereira de Menezes
Professor: Eduardo Mendonça
Curso: Matemática
1- O que a sociologia da educação estuda?
R: A sociologia da educação estuda como processo social a educação que ocorre em toda a sociedade; estuda os sistemas escolares, o conjunto de uma rede de escolas e sua estrutura de sustentação, como partes do sistema social mais global; estuda a escola como unidade sociológica; estuda a sala de aula como subgrupo de ensino; e por fim estuda o papel do professor em como agir com os alunos.
2- Qual a sua importância para o educador?
R: A sociologia da educação é fundamental para o educador. Ela abre o horizonte para a compreensão da vida social em si; esclarece o processo educativo e as relações entre a escola e a sociedade; e analisa a escola como grupo social e sua estrutura interna, que escapa ao administrador e só pode ser compreendida através da análise sociológica da escola.
3- Dê o conceito sociológico de educação.
R: Do ponto de vista sociológico, a educação é a ação pela qual as gerações adultas transmitem sua cultura às gerações mais jovens. A educação visa a transmitir ao indivíduo o patrimônio cultural para integrá-lo à sociedade e aos grupos que a constituem.
4- Quais são as formas de educação? Explique-as.
R: Assistemática e sistemática; Sendo respectivamente: a educação realizada sem qualquer plano, sem sistema, sem local ou hora determinada, sendo informal, não institucional, podendo ser chamada também de educação existencialista; e, a educação que visa apenas às transmissões de determinados legados culturais, ou seja, de determinadas ciências, técnicas ou modos de vida.
5- Atualmente quais os principais recursos didáticos que as escolas empregam para atingir seus objetivos?
R: São eles: local