Analise paisagística praça Itau SA metro Conceição
Como não havia possibilidade de se fazer um jardim diretamente sobre o solo, pois o metrô passa por debaixo do terreno, foi então feito um jardim suspenso. Para o piso foi usado pedra portuguesa desenhando o caminho, além disso o jardim não está no mesmo patamar, e esses patamares são ligados por escadas, em alguns pontos podemos notar pedras na grama indicando um caminho, que nos leva a observar os espelhos d’água existentes
Imagem: Juliana Pirola
Imagem: Juliana Pirola
Manutenção e limpeza
O jardim faz parte do centro empresarial Itau SA, uma instituição privada, mas é aberto ao publico, com isso ele tem uma manutenção frequente, tanto na poda, quanto na troca de plantas, iluminação, limpeza dos espelhos d’água e piso. Além de ter seguranças 24 horas inclusive nos finais de semana, evitando com isso, depredação por parte do publico.
Mobiliário
Há bancos no jardim, mas não em toda parte, eles ficaram mais concentrados na área do metrô e terminal de ônibus, porém há uma ótima iluminação artificial, possibilitando uma visão do jardim também a noite, existe também no local postes que mostra o mapa do quarteirão, mostrando onde fica situada cada torre e indicando o caminho.
Imagem: Juliana Pirola
‘
Imagem: Juliana Pirola
Imagem: Juliana Pirola
Uso e elemento água
A água foi utilizada em boa parte do projeto, em espelhos d’água e fontes, o espelho d’agua da a sensação de profundidade, em alguns pontos ele começa no jardim e se estende até o edifício.
Imagem: Juliana Pirola
Imagem: Juliana Pirola
Analise critica
O jardim está localizado em um local de muito movimento, pois ali se encontra um estação de metro e um ponto de ônibus. Há frequentadores que estão só de passagem, mas também os que trabalham e os que vão ali só para utilizar do jardim, pois ali também é um lugar de encontro de jovens.
Muitos que desejam atravessar o quarteirão utiliza o caminho do jardim. E de final de semana existe