ANTROPOLOGIA
Título : 4.1 As características da cultura como visão de mundo. 1º bimestre
Conteúdo : CONTEÚDO DE 1º BIMESTRE (Prova NP-1) 4.1 - As principais características da cultura como visão de mundo: herança cultural e formas de compreender o mundo, a participação dos indivíduos na cultura.
O tema da segunda parte do livro de LARAIA, aborda exemplos de como a cultura afeta nossas vidas em sentidos muito mais profundos do que imaginamos.
Muitas vezes julgamos nossas atitudes, preferências e reações como se fossem “naturais”, como se assim tivéssemos nascido. Entretanto, os estudos antropológicos elucidaram ao longo de todo o séc. XX o quanto somos também moldados pelo meio social que nos circunda desde o nascimento. Esses estudos ampliaram a nossa compreensão sobre diversidade cultural sim, mas muito além disso, trouxeram uma nova visão sobre o ser humano.
Sem dúvidas a nossa “natureza” (diga-se herança genética), pode ser imensamente responsável por muitos atributos individuais, mas sem a ação da cultura, não teríamos a complexidade da humanidade. A natureza sozinha não constrói um ser humano como o conhecemos.
COMO OPERA A CULTURA baseado no livro “Cultura - Um Conceito Antropológico”, de Roque LARAIA
1) A CULTURA CONDICIONA A VISÃO DE MUNDO DO HOMEM uHomens de culturas diferentes enxergam o mundo de forma diferente. Mas, a realidade não é apenas UMA? ** Não! O Homem é condicionado pela sua cultura, a ver o mundo. Em cada cultura VARIA IMENSAMENTE o que somos capazes de perceber à nossa volta, e como explicamos o que nos cerca e o que sentimos. ?Ruth BENEDICT escreveu:
“A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas das coisas.”
- Para uma pessoa da cidade, a floresta é um conjunto desordenado de árvores, ao passo que