O impacto financeiro dos custos trabalhistas ne pequena empresa
O IMPACTO FINANCEIRO DOS CUSTOS TRABALHISTAS NA PEQUENA
EMPRESA: um estudo de caso na Partner Assessoria.
Por Antonio George Santos Vitor1
RESUMO:
O presente artigo aborda o impacto financeiro dos custos trabalhistas na pequena empresa, a partir de uma visão ampliada do referido tema. É notório que os elevados encargos trabalhistas incidentes sobre a folha salarial são os principais responsáveis pelas altas taxas de informalidade de empregos, além de interferirem nos projetos de expansão das organizações, o que poderá a vir ser sanado através da flexibilização das leis trabalhistas.
Palavras-chave: custos trabalhistas; informalidade de empregos; flexibilização das leis trabalhistas.
ABSTRACT:
This article addresses the financial impact of labor costs in the small company from a broader view of that theme. It is apparent that the high labor costs incidents on the payroll are primarily responsible for high rates of informality of jobs, in addition to interfere in projects of expansion of the organizations, which may come to be remedied through the relaxation of labour laws.
Key words: labor costs; informality of jobs; relaxation of labour laws.
1 INTRODUÇÃO
No mundo empresarial de alta competitividade as empresas necessitam gastar menos em relação aos desembolsos. Para tanto, se torna necessário gerir adequadamente seus recursos a fim de que o lucro desejado seja alcançado. Caso contrário o risco de uma falência torna-se eminente e a possibilidade de retorno ao mercado se tornará uma tarefa difícil.
Uma das grandes dificuldades do empreendedor brasileiro diz respeito à gestão dos recursos humanos. E dentro desse dilema surgem as dúvidas sobre questões trabalhistas, principalmente no que diz respeito ao custo de contratação e demissão. Os empreendedores por vezes se sentem impotentes diante de uma legislação trabalhista que lhes aumentam custos e impede a contratação de trabalhadores e, conseqüentemente, à geração de novos empregos.