SUSTENTABILIDADE
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho pretende discutir as questões de sustentabilidade empresarial através da realidade de microempresas, mais especificamente o papel do contador e da contabilidade para promover a gestão sustentável. O enfoque na questão da sustentabilidade é justificado pela grande atualidade e importância do tema, que se tornou grande foco de discussão apenas após a segunda metade do século XX, e ainda caminha a passos de crianças. Trabalhar tal questão sobre o prisma da contabilidade se justifica por ser, para um contador em formação, a compreensão da Gestão sustentável fundamental para sua preparação para um mundo empresarial que cada vez mais compreende a sustentabilidade como uma necessidade. Profissionais com conhecimento sustentável serão aqueles que terão soluções mais eficazes e criativas para uma efetiva implantação da Gestão sustentável. Por outro lado, a grande parte da reflexão do assunto se volta paras as grandes empresas, e as micros empresas, que compreendem a maior parte do mercado empresarial (tenho que arrumar uma fonte para isso! O dado está certo, mas não pode ser eu quem falou, né?) nacional.
A Gestão Empresarial Sustentável seria o caminho que possibilita a sociedade a satisfazer suas necessidades produtivas sem esgotar os recursos naturais e aumentar os problemas sociais. A Gestão Sustentável está, portanto, ligada à noção de continuidade da sociedade, o que faz dela uma área de grande importância, devendo ser alvo de estudos e pesquisas.
Para tal, foi realizado uma pesquisa com XX empresas, situadas na grande Belo Horizonte e em cidades do interior de Minas Gerais. Com o propósito de possibilitar uma análise dessas entrevistas, foi relaizado um levantamento bibliográfico sobre o tema, e após realizado uma leitura analítica, o grupo escreveu um resumo das obras, apresentando os gráficos resultante das entrevistas como ilustradores do cenário das microempresas. Pretende-se, assim, refletir sobre como a