Projeto com Garrafas PET
Rita de Cássia Campos Pereira, Andréa Horta Machado e Glaura Goulart Silva
L
PET, educação ambiental, plásticos
L
Este trabalho tem como objetivo oferecer ao professor um material de apoio para a abordagem de questões ambientais em aulas de química. O tema escolhido foi a embalagem de refrigerantes conhecida como PET.
No artigo discute-se a relação entre a constituição e as propriedades desse material e seu uso crescente.
Recebido em 12/9/01, aceito em 26/11/01
P
odemos observar, no nosso cotidiano, que boa parte dos materiais usados em residências, hospitais, escolas, comércio etc. vem sendo substituída por materiais plásticos. Uma das substituições mais visíveis foi a das embalagens de refrigerantes, que passaram de garrafas de vidro para recipientes de plástico. O Quadro 1 apresenta alguns dados que comprovam esse fato.
A partir dessa substituição, um novo termo virou sinônimo de embalagem de refrigerante: PET. É comum entrarmos em uma padaria ou supermercado e escutarmos as pessoas falando: “me dá uma X-cola PET” ou “promoção: refrigerante PET por um real”.
Mas, será que o PET é usado somente como embalagem de refrigerante? Seríamos capazes de entrar em um supermercado, ou até mesmo em nossas casas, e identificarmos se uma embalagem plástica é do tipo PET ou não? Para facilitar a identificação dos materiais plásticos, em 1994 a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) determinou que cada tipo de plás-
Quadro 1: Distribuição porcentual das embalagens de refrigerante usadas no Brasil (19901998).
Porcentagem
Embalagens
1990
1996
1998
Vidro não retornável