papel de microfinancas
O Micro-crédito é um pequeno empréstimo bancário destinado a apoiar pessoas que em condições não tem acesso ao crédito, mas que querem desenvolver uma actividade económica por conta própria e para isso reúne-se condições e capacidades pessoais que tornam viável a iniciativa que pretendem (MACHADO, Sd).
Segundo Valá (2007), o micro crédito foi inventado a mais de 30 anos pelo Professor Muhammad Yunus, o vencedor do Premio Nobel da paz de 2006. Portanto, o micro-credito consiste em conceder empréstimos de valor reduzido a pessoas que não tem fiadores ou bens para apresentar como garantia e que, como tal não tem acesso ao crédito da banca comercial.
Um dos vectores importantes para a extensão dos serviços financeiros para as zonas rurais tem sido o incentivo as microfinanças dado o seu papel fulcral no desenvolvimento da intermediação financeira e tendo em conta que as actuais condições nas zonas rurais as tornam menos apetecíveis para os bancos convencionais se instalarem.
Segundo PARPA II (2006), refere que as microfinanças e uma das condições necessárias e conducentes a redução da pobreza absoluta. Assim, tem-se em vista estimular e promover o desenvolvimento do sistema monetário e financeiro para cumprir a sua função de dinamizar as poupanças e analisá-las ao investimento produtivo nacional.
Constitui um dos desafios do governo a modernização e expansão do sistema financeiro, mediante a criação de novos instrumentos e maior cobertura regional, especialmente com o objectivo de aumentar as poupanças e a disponibilidade de crédito. Neste contexto, pretende-se com este documento analisar o papel de micro-credito e microfinancas no desenvolvimento económico rural, através do estudo caso em Vilankulo.
Objectivos
Geral
Analisar o papel de micro-crédito e micro finanças no desenvolvimento económico rural.
Específicos
Caracterizar os modelos de micro crédito e micro finanças existentes em Moçambique;
Identificar os indicadores de