RMA Goias Pr Moldados
RELATÓRIO DE MONITORAMENTO AMBIENTAL
“Consubstanciado”
Período 1º e 2º Semestre 2011;
1º e 2º Semestre 2012;
1º e 2º Semestre 2013. Finalidade
Cumprimento determinante nº 03 da LO nº 116024/COLMAM
Empresa
Goiás Pré-Moldados e Material de Construção
Atividade
Depósito e Materiais de Construção / Fabricação de Artefatos de Cimento (Pré-moldados)
Porto Velho
Maio de 2015 Introdução
Este documento constitui em ser o Relatório de Monitoramento Ambiental - RMA, da empresa denominada L.G. de Carvalho – Me, exigido pela Secretaria do Estado de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia – SEDAM.
O objetivo do seguinte plano visa o cumprimento da determinante nº 03 da LO nº 116024/COLMAM/SEDAM, referente ao 1º e 2º Semestre de 2011; 1º e 2º Semestre de 2012; e 1º e 2º Semestre de 2013, da empresa acima citada, com atividade voltada para o ramo de Fabricação de Artefatos de cimento (pré-moldados) e Depósito de Material de Construção.
O uso de concreto pré-moldado está amplamente relacionado a uma forma de construir econômica, durável, estruturalmente segura. A pré-fabricação das estruturas de concreto é um processo industrializado com grande potencial para o futuro. Todavia, geralmente a pré-fabricação ainda é vista por projetistas inexperientes como se fosse apenas uma variante técnica das construções de concreto moldadas no local.
A atividade de fabricação de pré-moldados gera resíduos sólidos em maior escala, e líquidos menor escala. Os resíduos sólidos gerados pela atividade são conhecidos como: restos de massa de cimento e algum material utilizado por funcionários como papéis e plásticos. O resíduo líquido é água utilizada na fabricação de artefatos de cimento. Entretanto, estes são monitorados ao longo de um determinado período pelo empreendedor, através de contratação de técnico devidamente habilitado pelo CREA/RO, conforme cita o Decreto Estadual 7.903/97.
O principal objetivo de um monitoramento é verificar a conformidade dos