Crônica
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Letras - Habilitação: Licenciatura em Língua
Valdineia de araújo costa
São Félix do Coribe-Ba
2011
eliza montes,paula tatiana,eliane benalti, andeson teixeira, joseane fecundo,
TRABALHO INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
Trabalho apresentado ao Curso (Letras – Habilitação: Licenciatura em Língua) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [leitura e Pordução de texto de texto em Lingua VI ,Lingua Portuguesa, Semântica, Literatura Brasileira II Língua Brasileira de Sinais_Libras , Semiário Intregrador , Estágio Supervinando em Língua Portuguesa Praticas.
Orientador: Prof. Eliza Montes , Paula Tatina, Eliane Benalti , Andeson Teixeira , Joseane Focundo.
A palavra “ crônica”, em sua origem, está associada à palavra grega “khrónos”, que significa tempo. De khrónos veio chronikós, que quer dizer “relacionado ao tempo”. No latim existia a palavra “chronica”, para designar o gênero que fazia o registro dos acontecimentos históricos, verídicos, numa seqüência cronológica, sem um aprofundamento ou interpretação dos fatos. Como se comprova pela origem de seu nome, a crônica é um gênero textual que existe desde a Idade Antiga e vem se transformando ao longo do tempo. Justificando o nome do gênero que escreviam, os primeiros cronistas relatavam, principalmente, aqueles acontecimentos históricos relacionados a pessoas mais importantes, como reis, imperadores, generais etc.
A crônica contemporânea é um gênero que se consolidou por volta do século XIX, com a implantação da imprensa em praticamente todas as partes do planeta. A partir dessa época, os cronistas, além de fazerem o relato em ordem cronológica dos grandes acontecimentos históricos, também passaram a registrar a vida social, a política, os costumes e o cotidiano do seu tempo, publicando seus escritos em revistas, jornais e folhetins. Ou seja, de um modo geral, importantes escritores começam a usar as crônicas para registrar, de modo ora