Crônica
Caldas Novas, 27 de janeiro de 2012
PROFESORES : Divina Elias
TEMA: O lugar onde vivo
TÍTULO: A minha cidade sob um novo olhar.
JUSTIFICATIVA
Ao incentivarmos nossos educandos a escreverem crônicas, estaremos despertando neles a capacidade de perceber o mundo ao seu redor, pois isto é o principal elemento de uma crônica. Com isso estaremos aguçando o emocional dos nossos educandos a fim de serem capazes de envolver e convencer os leitores de suas ideias sobre os assuntos e fatos comuns do nosso cotidiano. Numa sociedade capitalista e materialista as pessoas parecem ter perdido sua sensibilidade e a crônica é um gênero que faz um tipo de abordagem sensível dos fatos mais simples da nossa vida. Acreditamos que a crônica seja um instrumento transformador da sociedade a fim de que se olhe o mundo com outros olhos.
PROBLEMATIZAÇÃO
Por que e como trabalhar o gênero textual Crônica?
OBJETIVOS
✓ Estimular o aluno a escrever este gênero textual que busca relatar cenas do seu cotidiano; ✓ Despertar no aluno a sensibilidade necessária para escrever este gênero textual que surge de fatos comuns do cotidiano; ✓ Apresentar e refletir sobre os elementos de uma narrativa: fato, narrador, personagens, tempo, espaço. ✓ Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não verbais utilizados com a finalidade de criara e mudar comportamentos e hábitos. ✓ Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.
DÚVIDAS E CERTEZAS
Várias são os questionamentos a respeito da crônica e é necessário estarmos bem informados para eliminarmos quaisquer dúvidas provenientes dos nossos alunos. Dentre os questionamentos mais comuns sobre a crônica podemos citar:
• O que é crônica? • Quando e como surgiu na crônica? • Qual é o objetivo de uma crônica?