Origens desenvolvimentais dos transtornos mentais
Os conceitos e abordagens que nos auxiliam a entender a origem dos transtornos mentais se convergem. São possíveis desfechos Ligados ao desenvolvimento, surgem a partir de inter-relações dimensionais, complexas, fatores biológicos, genéticos e psicológicos. características ambientais, relacionamento interpessoais,nível sócio-economico.
Desses conceitos merecem destaque a psicopatologia desenvolvimental que assume a continuidade no processo de desenvolvimento dos transtornos mentais, ou seja, experiências previas é levada ao longo do desenvolvimento na vida do individuo.Os seres humanos tem uma tendência inata e intrinsica de se adaptar ao meio para sobreviver, se esse meio for patológico é bem provável que a adaptação também seja. Idade e momento do desenvolvimento são fatores fundamentais para que todos os outros sejam entendidos.
Buscando fatores ambientais com efeito causal
Existe uma serie de evidencias neurobiológicas que apontem a alteração do eixo hipotálamo, hipófise adrenal decorrente de maus tratos na infância. Outro fator causal estaria relacionado com um estado depressivo leve, que pode acarretar para uma depressão crônica. Em relação a efeito causal é interessante frizar que problemas como desemprego, depressão, violência, morte pode ser um inicio do desenvolvimento de um transtorno mental. Porem é importante salientar que todos esses estressores reagem de forma diferente para cada individuo. E as consequências serão diferente para cada um.
As abordagens epidemiológicas utilizadas para demonstrar determinado evento ambiental são limitadas frente a complexidade dos processos. Questões éticas não permitem a manipulação de indivíduos para que sejam expostos a eventos estressores. Assim eventos naturais são oportunidades impares para esses estudos na busca de entender a origem dos transtornos mentais. Estudos mostram que indivíduos que vivem em situação de pobreza tem maior probabilidade