BASES
A psicopatologia desenvolvimental é uma disciplina que integra perspectivas epidemiológicas, sociais genéticas,desenvolvimentais e de psicopatologia e testa sua hipóteses através de métodos epidemiológicos e estatísticos específicos, buscando entender as origens e o curso dos transtornos mentais.Entende que os transtornos mentais são possíveis desfechos do processo de desenvolvimento e são dependentes de influências sociais, genéticas e ambientais.
A psicopatologia desenvolvimental éum campo do conhecimento dinâmico e em evolução.
Inicialmente, a ênfase no processo de desenvolvimento era utilizada especialmente para entender os transtornos mentais da infância. Com aprogressão do campo, estudos passaram a mostrar que existe uma importante continuidade dos transtornos entre a infância, adolescência e idade adulta, e que grande proporção dos adultos com transtornosmentais apresentava já na adolescência.
Quais são os conceitos e abordagens desenvolvimentais que nos auxiliam a entender a origem dos transtornos mentais?
Osinvestigadores dessa área convergem no entendimento de que os transtornos mentais são possíveis desfechos do processo de desenvolvimento. Convergem também no conceito de que os transtornos mentais surgem apartir de inter-relações dimensionais, complexas, em múltiplos níveis, entre características ambientais e sociais. Quatro conceitos que norteiam abordagens desenvolvimentais: Primeiro, a psicopatologiadesenvolvimental assume que há continuidade no processo de desenvolvimento dos transtornos mentais. Segundo, há uma tendência inata de os indivíduos de adaptarem ao seu ambiente. Terceiro, idade emomento do desenvolvimento são fatores fundamentais a partir dos quais todos os outros fatores devem ser entendidos. Quarto, comportamentos mal adaptativos ou transtornos mentais devem ser interpretados... [continua] Em busca das origens desenvolvimentais dos transtornos mentais