Pêndulo de mola
Realizamos o experimento do Oscilador Massa Mola, tivemos com objetivo analisar o MHS executado pelo oscilador massa-mola, sujeito à ação de uma força restauradora proporcional à elongação da mola.
Introdução
Movimento Oscilatório
Dizemos que um corpo se movimenta de forma oscilatória quando executa movimentos (ida e volta) em torno de certa posição que esteja em equilíbrio. O movimento oscilatório é também conhecido como movimento periódico, isso porque ele depende de um período, que é o tempo necessário para se completar uma oscilação. O período de uma oscilação por sua vez é representado matematicamente pela equação:
Onde: T = período f = frequência 1 = tempo necessário para se completar uma oscilação Todo movimento que acontece em intervalos de tempo regulares, são chamados de movimentos periódicos ou movimento harmônico. O exemplo mais simples de movimento oscilatório que existe é o movimento do pêndulo simples. Podemos considerar o relógio de pêndulo como o exemplo clássico desse tipo de movimento.
Sistema massa mola
Pêndulo
Lei de Hooke
Um corpo quando sofre a ação de uma força, se deforma. Quando cessar a atuação dessa força o corpo recupera sua forma primitiva, se diz que a deformação é elástica. Dentro do limite elástico, há uma relação linear entre a força aplicada e a deformação, linearidade esta que expressa uma relação geral conhecida como Lei de Hooke.
As molas em hélice são usadas em muitas aplicações práticas da Lei de Hooke, pode ser visualizada facilmente a teoria, na seguinte situação:
1 - Uma mola pode ser distendida pela aplicação de uma força. Quanto maior for à distensão a provocar na mola, maior terá de ser a força aplicada para manter a mola com essa distensão.
2 - Um corpo suspenso da extremidade livre de uma mola executa um movimento oscilante, periódico, quando é desviado inicialmente da posição de equilíbrio. O corpo tem tendência a parar na posição de equilíbrio ao fim de algum tempo (que