Pendulo simples e pendulo com mola
O pêndulo é um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade.
Este pêndulo consiste em uma massa presa a um fio flexível e inextensível por uma de suas extremidades e livre por outra, representado da seguinte forma:
Afastamos a massa da posição de repouso e a soltamos, o pêndulo realiza oscilações. Ao desconsiderarmos a resistência do ar, as únicas forças que atuam sobre o pêndulo são a tensão com o fio e o peso da massa m. Desta forma:
Sendo assim colocamos o pêndulo a 10°, por exemplo, para vermos em quanto tempo o pêndulo faz 10 oscilações completas, assim usando a fórmula:
T = 2 (L / g )1/2
Para calcular o período de oscilações.
Considerando uma massa oscilante m, uma constante elástica K da mola, L o comprimento, g a aceleração local da gravidade, F a freqüência e T o período, de um sistema oscilador da massa-mola ideal que possui apenas uma freqüência natural de oscilação, descrevendo um movimento harmônico simples (MSH), teremos:
Sendo assim calculamos o método estático: mola parada, variação de peso (m), e também a oscilação da mola com as massas calculando t e o T para10 oscilações.
OBJETIVO
O objetivo do estudo com pêndulos simples é a analise do período (T) de oscilações em pêndulos, mediantes os fatores e diversidades propostos ao mesmo.
Sendo este como a variação angular do pêndulo e verificação da oscilação com todos os ângulos propostos, ou até mesmo o tamanho do comprimento de fio o qual o pêndulo esta pendurado.
Ou em outros casos, os de molas fazem um parâmetro no que se diz a respeito ao cálculo do (T) período, onde: o peso aplicado na mola e o tamanho da deformação que essa mola apresenta irão contribuir para o cálculo do tempo de oscilação. Entre outros, podem ajudar encontrar o força aplicada no meio, pela fórmula F=m.g, e até mesmo encontrar a constante de