pendulo mola
Movimento Harmônico simples (M.H.S.)
Pêndulo Simples
Pêndulo Mola
Prof. Willian
Movimento Harmônico Simples
O movimento harmônico simples (MHS) é o movimento oscilatório ocorrido quando a aceleração e a força resultante são proporcionais e opõem ao deslocamento. É um tipo de frequência do movimento, onde oscila a massa. É explicável por um modelo matemático para alguns movimentos vibratórios observáveis em alguns fenômenos (pêndulo ou vibração molecular).
Num modelo físico construído com molas, o movimento harmônico simples é observável em massas presas a uma mola ligada a um suporte rígido, como uma parede. Se o sistema está na posição de repouso, diz-se em equilíbrio estático.1 No entanto, se a massa é deslocada a partir da posição de equilíbrio, uma reposição do mesmo vai ser exercida pela mola, chamada de elasticidade, seguindo assim a Lei de Hooke.
F= -kx
Durante todo este experimento trataremos muito a respeito de uma grandeza chamada período T, este medido em segundos (s) de acordo com o sistema internacional de medidas S.I. O período nada mais é que a quantidade de tempo gasto por determinada quantidade de massa que realiza um M.H.S. para completar uma oscilação.
Em um sistema de pendulo simples o período T é dado pela expressão:
Sendo L o comprimento do fio que liga a massa a haste, formando o pêndulo e g a aceleração da gravidade.
Já para o sistema Massa-Mola o período pode ser obtido por meio da expressão:
Sendo m a massa do objeto preso a mola e K a constante de Hooke, que avalia o quanto uma mola é resistente a deformação ao ser aplicado uma força de tração na mesma.
Pêndulo Simples
Este experimento tem como principal objetivo avaliar e utilizar em termos práticos formulas e expressões que estudam movimentos que se repetem em intervalos de tempo regulares. Movimentos estes chamados de movimento periódico ou movimento harmônico. Em movimentos onde algumas