pendulo de mola
Sistema Massa-Mola Esse sistema possui um ponto de equilíbrio ao qual chamaremos de ponto 0 (x = 0). Toda vez que tentamos tirar o nosso sistema desse ponto 0, surge uma força restauradora: F = -kX, que tenta trazê-lo de volta a situação inicial.
Características do Movimento Harmônico Simples (MHS)
Para medir forças, um dos instrumentos utilizados é o dinamômetro de mola. O dinamômetro de mola é constituído de uma mola helicoidal, tendo na sua extremidade superior um cursor que desliza sobre uma escala previamente graduada quando o dinamômetro é calibrado. Na outra extremidade da mola é aplicada a força (F) que se quer medir. O dinamômetro funciona baseado na Lei de Hooke. Quando a deformação X da mola é elástica, cessando a ação da força (F) que produziu a deformação, a mola volta à posição inicial devido à ação da força elástica (Fel) intrínseca à mola.
A Lei de Hooke Hooke estabeleceu uma lei que relaciona a Força Elástica (Fel) com a deformação X produzida na mola que é a seguinte:
"A intensidade da força elástica (Fel) é proporcional à deformação X".
1.1 Objetivo:
Realizamos este experimento para determinar a constante elástica da mola “k” através do método estático e do método dinâmico.
2.Materiais
Dinamômetro
Pesos e gancho
Mola
Suporte com base em y
2.2 Descrição do experimento
Começamos o experimento medindo o método estático, com o dinamômetro utilizando as seguintes