o ideb e educaçao
leila Santana vieira alves
O ideb e a educação
Cerejeiras
2013
leila Santana vieira alves
O ideb e a educação
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Políticas Públicas na Educação Básica,Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação, Metodologia da Pesquisa Científica, Fundamentos da Gestão Educacional e Seminário III.
Prof. Cyntia Simioni França, Melina Klaus, Okçana Battini, Vilze Vidotti, Samira Kfouri.
Cerejeiras
2013
Introdução
Este trabalho é um texto construido apartir de dados coletados com base numa entrevista com gestores de duas instituições diferentes mas que estão cituadas no município de Cerejeiras. Fazendo assim uma análise crítica a respeito do IDEB e sua importância para melhorar a educação do Brasil. As entrevista com gestores de duas instituições públicas de educação, uma no âmbito municipal e uma estadual.
Ressaltando que um resultado do IDEB depende de muitos fatores influem não apenas na realidade escolar dos alunos mas na sociedade em geral que estes alunos estam inclusos.
Desenvolvimento
O (IDEB) Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007, pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para medir a qualidade do ensino em cada escola e de cada rede de ensino seja pública ou privada.
A primeira gestora entrevistada foi uma gestora da rede municipal, cuja algumas questões não soube respoder devido ao fato de ser seu primeiro ano a frente da gestão daquela escola. Para a gestora o IDEB é importante para medir a qualidade da educação, mas que sozinho não é o suficiente para se ter uma educação