O ideb na educaçao
1 INTRODUÇÃO
Esta produção de textual foi construída aparte de dados de entrevista a gestores do município de Corumbiara Rondônia de diferentes instituições. Instituição publica da rede de ensino, ambas as escolas municipais, uma analise critica a respeito do IDEB,( índice de desenvolvimento da educação básica do Brasil), visando que o IDEB ainda é uma meta a ser cumprida ainda que muitos fatores influenciem na realidade escolar de cada região.
2 DESENVOLVIMENTO
Criado em 2007 pelo INEP, (instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira) o IDEB, (índice de desenvolvimento da educação básica), busca representar a qualidade da educação em cada rede de ensino sendo ela privada ou publica aparte de dois aspectos importantes o fluxo de progressão ao longo dos anos a o aprendizado dos alunos.
Por ser um município pequeno, as respostas das entrevistadas não foram tão precisas. A primeira entrevistada uma gestora pedagógica enfatizou que o IDEB é importante para compor as avaliações de aprendizado medindo a qualidade de ensino. O resultado dessa escola no ano de 2011 foi de 4,6 nas series do 4° ao 5° ano sem classificação, mas satisfatório ao olhar da gestão escolar, pois o fluxo de progressão ao longo dos anos o desenvolvimento de seus alunos era uma realidade, dizendo ainda que o IDEB sozinho não era suficiente para ter uma educação de qualidade uma vez que o Brasil é um pais de grande dimensão e de realidades diferentes, como cultura desigualdades social diferenças socioeconômicas em grande parte famílias desestruturadas, que num todo influenciam na aprendizagem de cada um. Mas reconhece a importância do IDEB nas escolas, um dos fatos é o acesso de órgãos governamentais assim tendo em vista de todos a dimensão do problema, trazendo ações programas que possam atender as necessidades das