O ideb e a qualidade de ensino na educaçao fundamental
INTRODUÇÃO
A criação de um índice que medisse o desenvolvimento da Educação Básica trouxe para todos os envolvidos com a educação, a oportunidade de conhecer a realidade do ensino em nosso país.
A partir destes resultados as pessoas interessadas desde a família, a escola até o Estado podem ter acesso a estas avaliações e conhecer o desenvolvimento da escola. Porém este índice só pode funcionar se houver por parte de todos os interessados, a vontade de fazer com que nossos alunos aprendam de verdade e tenham interesse em colaborar para que nossa Educação Básica seja para todos, a base necessária para se chegar aos anos seguintes da vida escolar com o aprendizado suficiente para conseguir uma formação acadêmica verdadeiramente eficaz. O trabalho realizado teve o objetivo de entender o funcionamento deste índice e sua utilização por parte da comunidade escolar e seus gestores.
Através das entrevistas realizadas com os gestores das escolas de nossa cidade, poderemos conhecer e avaliar o funcionamento do IDEB nas escolas de Itabirito.
DESENVOLVIMENTO
As entrevistas realizadas com os gestores escolares apontaram uma preocupação muito presente por parte da escola com o desenvolvimento dos alunos, muito mais do que se preocupar com as notas, os gestores estão preocupados com a melhoria do ensino.
Existe hoje por parte das escolas um empenho em reforçar os alunos para as séries seguintes e não só preocupação com as notas do IDEB.
A criação deste índice veio com certeza auxiliar os educadores, porque se antes as notas não chegavam à escola, o IDEB fornece todos os dados para que uma escola possa se desenvolver e oferece à comunidade e às famílias a chance de participar efetivamente da vida escolar dos alunos.
As escolas