Origens da Gestão
TÓPICO 1
Origens da Gestão
Objetivos Organizacionais: É o processo de planejar, liderar, organizar e controlar o trabalho (PLOC), usando todos os recursos disponíveis para alcançar resultados positivos de acordo com os objetivos traçados. Através do conhecimento das metas e recursos da organização, é possível traçar seu perfil, então, torna-se possível planejar ações condizentes com os pré-objetivos e definir um prazo para serem alcançados.
Teoria da Administração: A teoria tem o objetivo de explicar fatos da realidade de forma cientifica, ou seja, temporária, podendo evoluir. As teorias ajudam nas tomadas de decisões, pois definem objetivos, planeja atividades e organiza de acordo com os recursos.
Teoria cientifica: É um sistema organizado de conceitos que explicam um conjunto de fenômenos a serem testados.
Grécia: As idéias gregas foram de importante contribuição na história da administração, tais como: democracia, ética e excelência como ideal.
Roma: É o primeiro caso no mundo de organização e administração de um império multinacional. O exercito romano trabalhava com motivação e disciplina dos soldados.
Organizações Militares: O conceito sobre estratégia, planejamento, logística e hierarquia nasceu com os militares em um passado distante.
Maquiavel: Para manter-se no poder um líder deve saber governar. É importante manter a harmonia social entre todos da equipe, incentivando as boas relações, evitando desordens e sendo um líder presente, fortalecendo a moral dos governados.
Administração Cientifica: Frederick Taylor iniciou estudos sobre a aplicação de métodos da ciência nos trabalhos operacionais a fim de aumentar a eficiência industrial. Ele acreditava que o trabalhador precisava adaptar-se as situações, sabendo obedecer a ordens quando necessário. Além disso, também acreditava que os males das indústrias eram: vadiagem dos operários, desconhecimento da gerencia quanto à parte operacional da empresa e falta de técnicas