A origem das coisas gestao social e servi o social
FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
GESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL1
JoséRobsonLeitte2
A ORIGEM DAS COISAS
O princípio da liberdade humana se encontra em declínio, uma vez que, poucos possuem o poder de domínio, e acaba controlando toda massa populacional, inclusive em partes, o próprio Governo. Em meio ao crescimento humano iremos nos deparar com inúmeros conceitos, jeitos e meios colocados a classe trabalhadora por sua subsistência. É notável que o Capitalismo domina as nações, pela forte maneira de enriquecimento desumano. A falta de planejamento na gestão dos recursos naturais que temos, é uma peça muito importante no quebra cabeça, onde sua colocação precisa ser exatamente encaixada para obtenção de bons resultados.
[...] É evidente, o trabalho produz coisas boas para os ricos, mas produz a escassez para o trabalhador. Produz palácios, mas choupana para o trabalhador. Produz beleza, mas deformidade para o trabalhador. Substitui o trabalho por máquinas, mas encaminha uma parte dos trabalhadores para um trabalho cruel e transforma os outros em máquinas. Produz inteligência, mas também produz estupidez e a cretinice para os trabalhadores (MARX, 2001, p. 113).
Na construção e produção das mercadorias, os grandes empresários utilizam de práticas desumanas na tentativa de conseguir seu objetivo; uma forma é a mão-de-obra barata, conjuntamente com a mais valia. Neste contexto, o consumo é induzido, pelo fato que, nem tudo que produzem necessariamente seria para nosso consumo, ou mesmo necessitaríamos. Isso se torna bem presente, a forma de consumo é colocada sempre na visão de ter e sempre ter, mesmo sem necessidade, gerando lucros para os grandes. Temos em nosso favor o Governo, que deveria gerir, e administrar nossas riquezas de fato é que, a essência do Governo se perde, onde na oportunidade os empresários prendem o Governo em suas mãos fazendo-o dependente de sua vontade, com isso o Governo