Estudo de caso Coca Cola
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda
Análise de Caso
Coca-Cola
16 de setembro 2014
Trabalho apresentado à disciplina de Comunicação e Responsabilidade Social do curso de Comunicação Social da UNIGRANRIO como requisito para aprovação da mesma. Orientadora:
Alunos:
Duque de Caxias
Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda
6° Período – Noite
Alunos
Introdução
Este trabalho apresenta o estudo de caso sobre a crise pela qual a Coca-Cola passou em 1999, quando, na Bélgica, mais de cem pessoas foram internadas com os mesmos sintomas após a ingestão do refrigerante que leva o nome da marca. O problema, atribuído ao uso de um dióxido de carbono alterado em uma fábrica de engarrafamento, acarretou no recolhimento dos produtos e na proibição da comercialização, que em poucos dias teve repercussão global.
O desenvolvimento das ideias descritas aqui baseia-se em pesquisas de fontes informativas (de como foi noticiado na época e visões recentes sobre o corrido), como: revistas e jornais (disponibilizadas na internet); em análises de casos sobre gerenciamento de crise e opiniões de estudiosos sobre a importância Relações Públicas e prevenção de crises.
Por fim, serão considerados os erros e acertos da Coca-Cola, baseando-se nas análises de importantes fatores do gerenciamento, tais como: maneiras de evitar apuros de grandes proporções, a importância de se prevenir contra ‘concorrência desconhecida’ (situações emergenciais e inesperadas), o valor da rapidez no esclarecimento diante de uma crise e o poder da tomada de decisão correta.
Base Teórica
Gerenciamento de