Estudo de Caso Coca Cola
1 INTRODUÇÃO 3
2 PARTE I – EMBASAMENTO ADMINISTRATIVO 4
3 PARTE II – EMBASAMENTO MATEMÁTICO 5
4 PARTE III – EMBASAMENTO ECONÔMICO 6
5 PARTE IV – EMBASAMENTO CONTÁBIL 8
6 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Com base no estudo de caso “The Coca-Company”, extraído da obra “50 empresas que mudaram o mundo” de Howard Rothman, este trabalho tem o intuito de resolver os casos propostos, expondo o aprendizado das disciplinas estudadas no segundo semestre do Curso de Bacharelado em administração.
A The Coca-Cola Company, é uma multinacional americana de bebidas, fabricante e comerciante de bebidas não-alcóolicas e concentrados de Xarope. É mais conhecida pelo seu produto Coca-Cola inventado em 1886 pelo farmacêutico John Pemberton em Columbus, Geórgia.
2 PARTE I – EMBASAMENTO ADMINISTRATIVO
Diante da grande missão de reerguer a Coca Cola o novo presidente Douglas N. Daft, assumiu a companhia confiante e seguro do que iria fazer. Com experiência de sobra ao longo dos seus 30 anos de carreira na Coca Cola, Douglas tomou decisões pautadas na teoria da administração com abordagem neoclássica.
Douglas começou descentralizando as funções operacionais e de marketing em todas as unidades do mundo, dando assim autonomia aos administradores locais. Para cortar custos, eliminou 6 mil empregos, dispensou a agência de propaganda interna e redirecionou o foco de vendas de produtos licenciados em lojas de varejo para o espaço cibernético.
Ele reconheceu publicamente que a Coca não conseguiria atingir as metas de crescimento econômico e que houve erros nas administrações anteriores.
O novo presidente tinha visão de futuro, e com muita experiência em vender no exterior, tomou todas as medidas necessárias para que a empresa acompanhasse o crescimento e as mudanças do mercado e ainda se mantivesse como a favorita no mundo. Para isso, usou todo seu conhecimento adquirido ao longo de tantos anos