Estudo de Caso Coca Cola
Parte I – Embasamento Administrativo
1) Conforme o estudo de caso, informe qual abordagem da Teoria da Administração II utilizada e aponte as características que definem a abordagem escolhida.
Ocorreu à descentralização das decisões, com isso elas são tomadas nos vários níveis hierárquicos, transferindo as decisões para os administradores locais.
Para mim eles também usaram a Administração por Objetivos, pois eles demonstram desempenho superior no mercado, atendendo bem sua clientela. E as principais características da administração por objetivos são:
- Melhor aproveitamento dos recursos disponíveis;
- Continua avaliação, revisão e reciclagem dos planos;
- participação atuante das Gerências;
- foco no futuro, voltando seu olhar para fora, sendo sua orientação o cliente;
- A descentralização e o estilo participativo estimulam o trabalho em equipe;
-Interligação dos departamentos;
- Tendo também o feedback como uma ferramenta.
2) Com base no estudo de caso, qual abordagem moderna da Teoria da Administração II pode ser aplicada? Justifique sua resposta.
A abordagem moderna que pode ser aplicada é a Reengenharia que é o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, como custos, qualidade, atendimento e velocidade. Foi na reengenharia que Douglas N.Daft colocou a coca – cola “de pé” novamente, ele teve que criar novas estratégicas, mudando também os departamentos, tecnologias, na relação com o lado humano, na estrutura organizacional, redefinição dos processos, redução dos custos, aumento da receita e da melhoria da qualidade.
Parte II – Embasamento Matemático
3) Vamos supor que um vendedor da Coca – Cola recebe mensalmente em certa região um salário fixo de R$800,00 e uma comissão de 5% no total de vendas que ele fez no mês. Em julho o