Ebook_cef_Exer

2909 palavras 12 páginas



Antes de resolver as provas das bancas CESPE, FCC e ESAF, temos de saber três coisas:
(I) O que estudar
Percebe-se, após cuidadosa análise das provas anteriores da banca Cespe, por exemplo, que os principais conteúdos exigidos são: coesão e coerência, principalmente o uso de referenciadores e sequenciadores lógicos; Reescritura de textos e correção gramatical (mudanças no tempo verbal, substituição de conjunções e preposições e pontupreensão e interpretação de textos. Os candidatos devem, portanto, dar destaque a esses tópicos.

10

15

20

(II) Como estudar
25

O principal método de estudo é a resolução de provas

car a transformação que o capitalismo produziu na subjetividade. São eles os conceitos de fetichismo e de alienação, ambos tributários da descoberta da mais-valia – ou do inconsciente, como queiram.
A rigor, não há grande diferença entre o emprego dessas duas palavras na psicanálise e no materialismo histórico. Em Freud, o fetiche organiza a gestão perversa do desejo sexual e, de forma menos evidente, de todo desejo humano; já a alienação não passa de efeito da divisão do sujeito, ou seja, da existência do inconsciente. Em Marx, o fetiche da mercadoria, fruto da expropriação alienada do trabalho, tem um papel decisivo na produção “inconsciente” da mais-valia. O sujeito das duas teorias é um só: aquele que sofre e se indaga sobre a origem inconsciente de seus sintomas é o mesmo que desconhece, por efeito dessa mesma inconsciência, que o poder encantatório das mercadorias é condição não de sua riqueza, mas de sua miséria material e espiritual. Se a sociedade em que vivemos se diz “de mercado”, é porque a mercadoria é o grande organizador do laço social.
Maria Rita Kehl. 18 crônicas e mais algumas.
São Paulo: Boitempo, 2011, p. 142 (com adaptações).

a décima prova resolvida, que a banca exige os mesmos resumos; e proceder com frequente leitura de periódicos e dicionários. Com relação às

Relacionados