surgimento da orientação educacional
Na trajetória da Orientação Educacional-história , origens teorias/práticas- a questão de orientar existiu em diferentes momentos, sendo interpretada de acordo com as finalidades a ela destinada.
A Orientação ao longo de sua trajetória teve que se adequar e incorporar a realidade social de seu tempo. O que a impedia de buscar mudanças na esfera política a fim de afetar o social.
Atualmente, temos um mundo em que o conhecimento é cada vez maior e as informações chegam rapidamente. Existem novas tecnologias que assinalam mudanças irreversíveis, fazendo com que surja um novo contexto social/cultural histórico/político.
A Escola, hoje, tem um papel muito mais complexo do que antes, pois tem que educar com as novas formas de educação impostas pela prática social, como a questão da mídia e a questão das representações sociais e do imaginário, que estão presentes quando se fala em educar. A Orientação Educacional, hoje, também passa por esse processo de atuação, pois, atua diretamente com professores, alunos e comunidade escolar. Hoje, torna-se necessário que o Orientador Educacional, tenha uma boa formação política-pedagógica, psicológica e cultural, pois o aluno hoje, não é o mesmo de ontem. O que é preciso para se educar para o futuro, neste novo século em que vivemos.
A Orientação educacional busca os meios necessários para que a escola cumpra seu papel de ensinar promovendo as condições básicas para formação da cidadania dos alunos. O orientador de hoje, é aquele que discute as questões da cultura escolar promovendo meio/estratégias para que sua realidade não se cristalize em verdades intransponíveis, mas se articule com prováveis verdades vividas no dia-a-dia da organização escolar.