O Homem E A Natureza
Há 4,6 bilhões de anos surgia o nosso planeta, uma esfera incandescente e inabitada. Somente 1 bilhão de ano depois a terra proporcionou condições propicias para o aparecimento do primeiro ser vivo – uma bactéria. A partir daí, teve início um processo de bilhões de anos que conduziu ao primeiro hominídeo, a apenas 4 milhões de anos o homo erectus, habitou a terra. E como homo sapiens o cérebro humano atingiu suas capacidades atuais.
É estranho como a natureza é visto como algo separado de nós, o homem é um fruto da ciência.
O conceito de meio ambiente
A ideia de meio ambiente reforça a ideia de um lugar que estar ao redor do homem sem, contudo, incluí-lo. O meio ambiente envolve a biosfera e estende muito além dos limites em que a vida é possível.
Nem todos veem a ecologia de forma integrada, os defensores da ecologia rasa acreditam que o homem está fora da natureza e o homem e o senhor do meio ambiente, justificando assim as agressões cometidas contra ele.
A ecologia profunda não separa o homem da natureza. Eles nos desafiam a entender o planeta por meio do conceito teias de vida, tudo que a no mundo é formado por diferentes tipos de redes. Como tudo está interligado, a preservação da vida no planeta depende do cuidado que temos com as teias.
Uma boa definição para ecossistemas seria um conjunto composto por diversas comunidades biológicas que vivem e interagem em uma determinada região e, também, pelos fatores bióticos. O equilíbrio do ecossistema é o que permite a realização do ciclo da matéria.
Existem três tipos de ambientes: Natural (matas virgens e outros ambientes ainda inexplorados pelo homem), domesticado (área de reflorestamento, açudes e lagos artificiais) e fabricados (centros urbanos e estradas).
O meio ambiente já dá sinais de esgotamento, deixando claro que não suporta mais a exploração interrupta de seus recursos.
A evolução da ação predatória
Em todos os momentos de sua