O grito dos excluídos
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DIVERSIDADE SIM, ABANDONO NÃO! 4
2.1 O Grito Dos Excluídos 6
2.1.1 Um Futuro Para Todos 7
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.
diversidade sim, abandono não!
Entendemos a deficiência como uma característica, uma ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica, uma diferença que pode gerar alguma dificuldade de relacionamento e integração social.
“Na natureza, todas as criaturas vivas possuem a mesma estrutura de código genético - o DNA. Num certo ponto do processo, os códigos começam a se diferenciar, trazendo identidade peculiar a cada espécie, a cada ser. Uma das belezas da vida está no fato de que o mesmo DNA, responsável por tantas semelhanças entre os seres vivos é também aquele que os torna tão diferentes e individuais.” (Rosangela Berman Bieler, Presidente do Instituto Interamericano sobre Deficiência-IID)
É certo que a diversidade faz parte da natureza humana e a deficiência é mais uma possibilidade de diferença entre os seres humanos. As pessoas com deficiência talvez sejam um pouco mais diferentes, ou melhor, talvez tenham suas diferenças mais perceptíveis, já que podem possuir sinais ou sequelas mais notáveis.
Diante do pensamento da sociedade em relação à diversidade e as diferenças humanas, é preciso direcionar o foco da atenção, para a maneira de se lidar com as mesmas. A verdade é que não estamos acostumados “ao diferente”. Aquilo que é diferente pode causar estranheza, desconforto. Podemos dizer que, muitas vezes, não é a ocorrência da diferença que causa o espanto, mas a possibilidade