psicologia e gestao
Javé disse: "Eu vi muito bem a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi o seu clamor contra seus opressores, e conheço os seus sofrimentos.
Escutei o grito de tantas crianças e adolescentes aliciadas e traficadas, para serem exploradas, tanto no corpo quanto na alma.
Prestei atenção ao grito dos irmãos assentados ameaçados pela invasão da mineração.
Ouvi o grito dos excluídos das políticas sociais, os frustrados da reforma agrária bem como da reforma urbana, os órfãos da cidadania com dignidade, sem teto e sem trabalho.
Vi muito bem a miséria dos milhares de juquireiros e sem terra jogados nas garras de gatos, para ser escravizados nas terras do ganancioso latifúndio.
Ouvi o grito da juventude urbana e rural, consciente e solidária, que teima em gerir um outro mundo possível, na sua resistência em busca de um mundo bom de se viver.
Escutei o clamor de mulheres e adolescentes levadas para dentro e fora do país, tendo roubada sua liberdade, violado seu corpo, aviltada sua dignidade... tratadas como coisa ao bel prazer de criminosos.
Por isso, desci para libertar meu povo do poder do império, dos exploradores e dos escravizadores, e para fazê-lo subir dessa terra para uma terra fértil e espaçosa, terra onde corre leite e mel, um território de homens e de mulheres livres e solidários. O clamor dos filhos dessa terra chegou até mim, e eu estou vendo a opressão com que estão sendo atormentados. Por isso, vá. Eu envio você [neste momento cada um fala o nome de sua pastoral/entidade] aos Faraós deste mundo, para tirar de suas garras o meu povo, os filhos e as filhas do meu eterno amor ".
Então Moisés disse a Deus: "Quem sou eu para ir até esses Faraós e tirar os filhos e as filhas do meu povo de suas garras?" Deus respondeu: "Eu estou com você, e este é o sinal de que eu o envio: quando você assumir para valer a luta de libertação, no histórico movimento dos pobres em busca da justiça e da paz, vocês irão servir a Deus