O gestor como estratégia humana e intelectual
Em um cenário de constantes mudanças e incertezas, o papel do gestor se tornou essencial para o equilíbrio e sucesso da organização. Diante dessa realidade, o gestor precisa desenvolver ações seguras para obter resultados positivos. Gerenciar exige do profissional competência em diversos campos do conhecimento. O conhecimento técnico pode ajudar a conhecer profundamente a área em que atua. O processo de aprendizagem contínua deve fazer parte do cotidiano do gestor. Deve estar sempre atualizado, conhecer as novas tecnologias, ter capacidade de análise situacional e buscar novas qualificações.
"Aprender é tanto meio como fim. " Willis Harmman
Aliado ao conhecimento teórico, o gestor deve ser um grande humanista na hora de liderar. Faz-se necessário sensibilidade ao trabalhar e gerenciar pessoas. Deve ser reconhecido como um agente de mudanças, com habilidade interpessoais, capacidade de guiar, integrar e motivar sua equipe. Precisa identificar deficiências e incentivar e promover o desenvolvimento e conhecimento de seus colaboradores. Ao buscar o equilíbrio entre a procura constante de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades para lidar com sua equipe, o gestor além de criar um ambiente organizacional favorável, de boa convivência, traz resultados de sucesso para empresa.
"Os inovadores bem-sucedidos usam tanto o lado direito como o lado esquerdo do cérebro. Eles deitam os olhos em números e em pessoas." Peter Drucker
Nesta entrevista Soraya Gervásio, Pedagoga, doutoranda em Administração, mestre em engenharia de produção com ênfase em Planejamento & Estratégia Organizacional, especializações em Orientação Vocacional e Educacional e Administração de Recursos Humanos, comenta e responde a perguntas sobre gestão de pessoas, gerenciar equipes. Cita as quatro atitudes fundamentais que um líder deve ter para obter um bom resultado de sua equipe. Tais como:
1. Empatia: